sexta-feira, 25 de maio de 2007

O PAPEL DA DOCUMENTAÇÃO

A chave para o rápido crescimento da Internet tem sido o livre e aberto acesso aos documentos básicos, especialmente as especificações dos protocolos.
Os inícios da ARPANET e da Internet na comunidade acadêmica de pesquisa promoveu a tradição acadêmica de publicação de idéias e resultados. Entretanto, o ciclo normal da publicação acadêmica tradicional era formal e devagar demais para a dinâmica troca de idéias na criação das redes. Em 1969, um passo importante foi tomado por S. Crocker, então na UCLA, estabelecendo série de notas relativas a "Request for Comments" (RFC, ou, traduzindo, Solicitação de Comentários). Estas notas ou memorandos seriam uma forma rápida de distribuição de observações no compartilhamento de idéias com outros pesquisadores. A princípio, os RFCs eram impressos e distribuídos pelo correio tradicional. Quando o File Transfer Protocol (FTP, significando protocolo de transferência de arqruivos) começou a ser usado, os RFCs se tornaram arquivos online acessados via FTP. Agora, claro, os RFCs são facilmente acessados via web em dezenas de sites no mundo. O SRI- Stanford Research Institute, no papel de Centro de Informação de Redes, manteve os diretórios online. Jon Postel atua até hoje como editor dos RFCs, bem como gerente da administração centralizada de número de protocolo.
O efeito dos RFCs foi criar um círculo positivo de retornos, com idéias e propostas apresentadas em um RFC gerando outro RFC com mais idéias, e daí por diante. Quando algum consenso (ou pelo menos uma série consistente de idéias) era atingido, um documento com as especificações era então preparado. Estas especificações seriam então usadas como base para implementações pelas várias equipes de pesquisa.
Com o tempo, os RFCs se tornaram mais focados nos padrões de protocolo ( as especificações oficiais), apesar de ainda existir RFCs informativos que descrevem abordagens alterantivas ou provêem informações antecedentes sobre protocolos e engenharia. Os RFCs são agora vistos como documentos de registro nas comunidades de engenharia e padrões da Internet. O acesso aberto aos RFCs (grátis, se você tem qualquer tipo de conexão com a Internet) promove o crescimento da Internet porque permite que especificações reais sejam usadas como exemplos em classes universitárias e por empreendedores desenvolvendo novos sistemas.
O correio eletrônico tem sido essencial em todas as áreas da Internet, e especialmente no desenvolvimento das especificações dos protocolos, padrões técnicos e engenharia da Internet. OS RFCs mais antigos apresentaram um conjunto de idéias desenvolvidas por pesquisadores de um determinado lugar para o resto da comunidade. Depois que o e-mail ou correio eletrônico começou a ser utilizado, o padrão de autoria mudou - os RFCs eram apresentados por co-autores com uma visão comum, independentemente de suas localizações.
O uso de listas de discussão especializados tem por muito tempo sido usado no desenvolvimento das especificações de protocolo e continua a ser uma ferramente importante. O IETF tem agora mais de 75 grupos de trabalho, cada um trabalhando num aspecto diferente da engenharia da Internet. Cada um desses grupos tem uma lista de discussão para trocar idéias sobre documentos em desenvolvimento. Quando o consenso é atingido num rascunho, o documento é então distribuído como um RFC. Como o rápido crescimento da Internet é acelerado pelo entendimento da sua capacidade de promover o compartilhamento de informações, nós deveríamos entender que o primeiro papel da rede foi permitir o compartilhamento da informação sbre seu próprio desenho e operação através dos RFC. Este método único para a evolução de novas capacidades da rede continuará a ser crítico na evolução futura da Internet.

Nenhum comentário: